software‎ > ‎módulos‎ > ‎financeiro‎ > ‎manuais‎ > ‎

manual para configuração de data limite

Apresentação

Este manual irá explicar como realizar o travamento de datas, preparando o profissional que irá realizar as configurações da Data Limite pelo browser, bem como mostrar as possibilidades de configuração no sistema.


Explicações sobre Data Limite

As validações dos limites sempre levam em consideração a data mais recente e restritiva na hierarquia de classes. As duas formas de travamento é informando uma data limite na propriedade da classe em questão, ou informando um limite em dias para alteração. 

No primeiro caso, as operações anteriores à data informada não poderão ser alteradas. No segundo caso, as operações anteriores a Data Atual menos o Limite em Dias informado não poderão ser alteradas. Entendendo melhor: Se a data de hoje é 15/03 e o limite em dias é 2, significa que operações com datas inferiores ao dia 13/03 não poderão ser mais modificadas. 

Entretanto, se tiver informado a data limite 28/02, o limite em dias com 2, a data de hoje for 15/03 e a operação está com data 10/03, como essas informações serão tratadas? 

A prioridade de análise é sempre a data que for mais recente. Se formos analisar separadamente ficaria assim: Hoje (15/03), data limite (28/02) e data da operação (10/03) pode ser alterado; Hoje (15/03), limite em dias (2) e data da operação (10/03) -> não pode ser alterado pois esta condição limita alterações para (13/03). Dessa forma o resultado da situação apresentada é a IMPOSSIBILIDADE de alteração devido ao limite em dias imposto. 


Bloqueio das operações pela Data Limite

Informar as propriedades em x-class

this.campoBaseParaDataLimite = propriedade do x-class de operações que determina qual o campo da tabela será a base para a verificação da Data de Limite.

this.camposBaseParaValidarLimite = propriedade do x-class de operações que determina quais os campos da tabela serão utilizados para pesquisa da data limite em vigor da operação.


Configuração do Limites

Os limites (limite e limite em dias) devem ser definidos nas configurações de permissão dos grupos e usuários. A regra continua a mesma: a data mais restritiva é a data de limite vigente. Por exemplo: os campos definidos para a pesquisa são CLASSE e LOCESCRITU, e os limites em dias para cada um são 3 e 2 respectivamente. A data mais restritiva na comparação entre os campos é o limite em dias imposto pelo LOCEESCRITU, 2 dias.

Logo, a data limite em questão será calculada com base na limite em dias de 2 dias. Contudo, se for definido uma exceção para um usuário onde o limite em dias é 4 e 5, respectivamente. Neste caso a verificação se dará da seguinte forma: entre o limite imposto para classe de 3 dias e a exceção de 4 dias, qual o menos restritivo? A resposta é 4 dias.

Entre o limite para o local de escrituração de 2 dias e 5 dias, o menos restritivo é 5 dias. Agora comparando os limites entre os campos, 4 dias para classe e 5 dias para o local de escrituração, o mais restritivo é 4 dias. De modo que, na situação descrita, a data limite a ser levada em consideração é a data calculada a partir do limite em dias de 4 dias.

Exemplo descrevendo uma situação hipotética para pedidos:
x-class de Pedidos ou Provisões:   this.campoBaseParaDataLimite     = "EMISSAO"
x-class de V Adq Terc p Consumo: this.camposBaseParaValidarLimite = "CLASSE;LOCESCRITU"
Pedido com emissao: 01/05/2005
Data do Fechamento: 05/05/2005
Data do dia corrente: 13/05/2005
Usuario: Joaquim - Grupo: Everyone

Permissões:
Nas classes "V Adq Terc p Consumo" e "Locais de Escrituração" o grupo "Everyone" possui data de limite 05/05/2005, logo todas as operaçoes de Pedido com Local de Escrituração e da classe acima informada estão bloqueadas para alterações até a data assinalada. 

Entretanto, faz-se necessário que seja liberado para o usuário Joaquim realizar uma alteração em um pedido do dia 01/05/2005 cujo local de escrituração pertence a classe "LE Matriz".

O que tem a ser feito é: na classe  "V Adq Terc p Consumo" deve ser criado uma permissão específica para o usuário com data de limite 30/04/2005. Desta forma o usuário Joaquim tem permissão até o dia 13/05/2005 às 12:00 para realizar a devida alteração.

Os campos que devem ser alterados nas Permissões: "Data de Limite para Alterações", "Limite Automático em Dias".