software‎ > ‎módulos‎ > ‎financeiro‎ > ‎

perguntas frequentes



Movimentação de disponível para ajuste de conta de crédito de cliente

postado em 28 de jun de 2017 13:49 por Maria Nicola

Para a realização de ajuste de um disponível referente a um resíduo de crédito de cliente, no momento da transferência de disponível o lote deverá ser informado para que o saldo não continue disponível para o consumo em uma nova operação. O lote a ser utilizado deverá ser o mesmo lote utilizado no consumo parcial do crédito, que poderá ser consultado através do extrato do disponível. Caso o lote não seja informado, o crédito continuará disponível, mesmo que a movimentação de disponível seja realizado, tendo em vista que o crédito ainda está disponível para o lote.

Esse caso poderá ocorrer em situações, onde há um valor residual de um crédito de cliente consumido através de uma operação de venda e a configuração do consumo do crédito não possuir disponível configurado, fazendo com que o valor residual do crédito fique disponível para o consumo posterior pelo cliente final e o financeiro deseja retirar esse valor da disponibilidade de consumo para o cliente.

Títulos de pedido podem ser contemplados no EDI de pagamento e cobrança?

postado em 25 de jul de 2016 06:38 por Usuário desconhecido   [ 25 de jul de 2016 06:53 atualizado‎(s)‎ ]

Somente indicamos o uso do título de pedido nas operações de EDI, se o mesmo estiver com a opção Parcela Paga marcada com sim. Caso contrário, é possível que ocorram problemas no retorno (do título recebimento inválido), tendo em vista que, se a baixa do pedido ocorrer, esse titulo poderá se tornar inválido, sendo substituído pelo título da baixa do pedido.
 
A atenção deve ser redobrado nos casos de cobrança não registrada que não exige o uso do arquivo de remessa, pois nos casos de cobrança registrada e pagamento, o título quando é de pedido, ele somente é apresentado na pesquisa se estiver com sim na opção Parcela Paga.
 

Como configurar a sugestão de classe da movimentação de disponível em operações de baixa de títulos ou transferência de disponíveis?

postado em 2 de set de 2015 05:50 por Usuário desconhecido   [ 2 de set de 2015 06:05 atualizado‎(s)‎ ]

Atualmente a configuração é realizada no processo Classes Explorer, na classe de entidade. Onde o sistema, no ato da movimentação de disponível, checará qual a sugestão de classe de movimentação de disponível está configurada no disponível informado operação para sugerir o preenchimento.

O que deve ser apresentado na coluna Recebimento da consulta Faturado x Recebido?

postado em 13 de ago de 2015 10:49 por Usuário desconhecido   [ 13 de ago de 2015 11:15 atualizado‎(s)‎ ]

A coluna apresenta o total da movimentação de disponível motivada por baixa de títulos de contas a receber. Contudo, o comportamento da coluna dependendo que foi preenchido na variável Opções, onde se preenchido Por Competência, o sistema irá mostrar o que foi faturado no período e, desse faturamento, o quanto já foi baixado. Se Por Fluxo de Caixa, irá mostrar o que foi faturado no período e o quanto foi recebido no mesmo período.

Quando o título tem seus encargos por atraso calculados no processo de títulos?

postado em 2 de jun de 2015 08:48 por Usuário desconhecido   [ 5 de jun de 2015 05:03 atualizado‎(s)‎ ]

 O valor corrigido do título somente é calculado com encargos atendendo à duas condições:

1. O campo Juro Perc M (ou o campo Multa Perc) está preenchido no título: esse campo pode ter sido informado diretamente no título ou herdado do parâmetro financeiro, e;
2. O campo Correção ser alterado de forma que o sistema identifique a quantidade de dias em atraso para realizar o cálculo dos referidos encargos.

Então, supondo que o título tenha vencimento e correção 01.06.15 e um percentual de juros e multa de 2% e 3%, respectivamente. O campo corrigido do título somente será atualizado se o campo Correção for alterado para no mínimo 02.06.15, quando o sistema interpretará a quantidade de 1 dia em atraso.


Como utilizar nas operações de compra e venda uma condição de negociação vinculada a um parâmetro cuja vigência foi finalizada?

postado em 2 de abr de 2015 13:00 por Usuário desconhecido

Para utilizar uma condição de negociação já vinculada a um parâmetro financeiro com vigência finalizada é necessário encerrar a vigência da mesma dentro da grade "Condições de Negociação" do cadastro desse parâmetro. Complementarmente a esse procedimento, é necessário vincular a condição de negociação a um outro parâmetro vigente.

Como alterar as informações dos títulos no processo “Correções de Múltiplas Divergências” da conciliação?

postado em 27 de mar de 2015 12:27 por Usuário desconhecido

No processo “Correções de Múltiplas Divergências” são apresentados os títulos que conferem com as parcelas do arquivo, contudo possuem algumas informações divergentes.

Esta tela também possui a propriedade de correção das informações dos títulos de acordo com o que está indicado no arquivo. Para tanto, basta que a linha do título desejado seja marcada e a opção “Gravar”, no topo da tela, selecionada. Quando essa ação for feita, o sistema ajustará as informações de datas de emissão e correção, valor, taxa da administradora (campo desconto) e/ou pessoa do título, caso necessário.

Caso o processo identifique mais de uma divergência, mas o usuário não queira tratar todas, o título deve ser acessado e alteradas suas informações de forma individual.

Como habilitar a possibilidade de baixa de título de locais de escrituração diferentes?

postado em 23 de mar de 2015 13:41 por Usuário desconhecido   [ 1 de abr de 2015 07:23 atualizado‎(s)‎ ]

Para configurar o sistema para que o mesmo não valide movimentação de disponíveis entre CNPJs diferentes, favor seguir os procedimentos abaixo:

1. Favor configurar a propriedade "permiteOperacoesEntreMatrizesOuUnidadesContabeisDistintas" em xclass para true. Caminho: /Configuracao/Operacoes. (fazer o procedimento com chave custom, portanto, nas bases D, H e produção)

2. Marca a opção "Permite Mistura de Locais de Escrituração", na tela de Propriedades Contábeis (Bematech / Contabilidade / Configurações e Manutenções / Configurações contábeis / Propriedades contábeis) e clicar em gravar.

É válido reforçar que essa propriedade indica para os objetos de gestão se os mesmos devem ou não validar as operações no que diz respeito a movimentações que misturam matrizes ou unidades contábeis.

 As validações são:

 - Não permitir baixar pedido para um local de escrituração cuja matriz ou unidade contábil seja diferente da matriz ou unidade contábil vinculada ao local de escrituração do título adiantado.

 - Não permitir baixar título usando disponível que tenha local de escrituração preenchido com matriz ou unidade contábil diferente da matriz ou unidade contábil vinculada ao local de escrituração do título sendo baixado.

 - Não permitir alteração de carteira de título para uma carteira que esteja vinculada a um disponível que tenha local de escrituração preenchido com matriz ou unidade contábil diferente da matriz ou unidade contábil vinculada ao local de escrituração do título.

 - Não permitir transferência entre disponíveis cujo local de escrituração esteja preenchido e possuam matrizes ou unidades contábeis diferentes.

Títulos com N Boleto podem ser contemplados no processo de Estorno de Baixa de Títulos?

postado em 30 de jan de 2015 13:05 por Usuário desconhecido

Não. O processo de Estorno de Baixa de Títulos foi desenvolvido inicialmente para estorno de baixa de cheque. O processo foi estendido para contemplar outros tipos de documentos, mas não recebeu implementação para permitir estorno de título cujo o campo NR Boleto esteja preenchido. A validação está ocorrendo porque o processo em questão cria um novo título que herda os dado do título original, inclusive o campo NR Boleto, mas este campo não pode ser repetido em mais de um título.

Como forma de contingência para esta situação poderá acessar o título (pelo processo de títulos) apagar a informação constante no campo N Boleto e clicar gravar. Em seguida poderá executar o estorno de baixa de títulos normalmente.

Quando é gravado o campo ResumoCartão no título pelo processo Conciliação de Extrato Eletrônico

postado em 4 de dez de 2014 07:02 por Usuário desconhecido

O campo ResumoCartao do título somente é gravado quando a conciliação do arquivo foi totalmente realizada.

A gravação do referido campo somente de fato é realizada quando o usuário que realiza a conciliação conseguir clicar no botão Gravar da tela inicial do processo. O campo Gravar somente é habilitado quando não existir mais resumos pendentes na conciliação.

É importante informar que o botão Gravar que nos referimos é o localizado na tela de resumos, somente será possível sua utilização se todas as operações da grades apresentadas estiverem na situação "OK". Sendo assim, enquanto este botão não for acionado, o campo ResumoCartao não será gravado no título.
 

1-10 of 48