software‎ > ‎módulos‎ > ‎financeiro‎ > ‎perguntas frequentes‎ > ‎

Como podemos controlar saldo devedor para um fornecedor, considerando que existem créditos gerados por adiantamento?

postado em 3 de ago de 2011 11:24 por Usuário desconhecido

No caso de adiantamento de valor por padrão o sistema UNUM gera títulos de crédito que são visualizados nos processos e relatórios do financeiro, dependendo das variáveis preenchidas.


Este título de crédito tem como pessoa o fornecedor e o valor do corrigido é positivo. Assim, para identificar se existe um saldo credor e um saldo devedor para um determinado fornecedor, sugerimos que nas variáveis do processo de títulos, por exemplo, faça uma pesquisa preenchendo apenas o campos Pessoa. Este procedimento listará todos os títulos de crédito e os títulos de débito da pessoa informada no processo.


O relatório que poderá consultar as movimentações credores e devedores, bem como o saldo, é o consulta títulos (ir para - financeiro - títulos). Nesta consulta utilize apenas o filtro pessoa e de data.


Para realizar a baixa do título devedor consumindo o crédito existente, basta baixar o título devedor juntamente com o título credor na mesma operação. 


Exemplo:


Tit A (credor): 3000,00 (gerado por causa de antecipação)

Tit B (devedor): 10000,00 (gerado na compra de mercadorias)


Ao realizar o pagamento do título B, o titulo A deverá ser contemplado na operação de baixa realizado pelo processo de títulos. Assim, a movimentação de disponível será de apenas 7000,00.


Comments