software‎ > ‎módulos‎ > ‎financeiro‎ > ‎perguntas frequentes‎ > ‎

Qual data do título o banco considera para a remessa do EDI: vencimento ou correção?

postado em 22 de nov de 2013 11:48 por Usuário desconhecido
A data considerada é a do vencimento do título. O motivo disso é que, para o banco, a data de vencimento é que deve ser registrada e informada para o cliente dele. Teoricamente, o próprio banco tem uma data de correção para controle de vencimentos que coincidem com fins de semana e feriados, porém a mesma não é mostrada nos documentos, ficando oculta e evidenciando somente o vencimento.

Por não ser correto e coerente manipularmos a data de vencimento do banco, fazendo com que ele interprete que ela é a nossa data de correção, a funcionalidade de remessa do EDI só informa o vencimento. Outro ponto que reforça esse conceito é a possibilidade, no sistema, de o usuário configurar datas para feriados locais, por exemplo. Tais datas podem não ser consideradas pelo banco como válidas, mas interferem no cálculo de correção dos títulos no sistema.

Caso deseje-se fazer com que o banco registre os vencimentos dos títulos das remessas fora dos finais de semana e feriados, o ideal é que o vencimento do título também seja alterado no sistema manualmente. Outra sugestão é entrar em contato com o banco e obter informação a respeito da existência de data de correção por parte dele para os vencimentos que caem em finais de semana e feriados.
Comments