software‎ > ‎módulos‎ > ‎financeiro‎ > ‎perguntas frequentes‎ > ‎

qual o comportamento do título quando ocorre uma troca e um estorno?

postado em 9 de abr de 2012 07:05 por Usuário desconhecido

Por padrão, tanto para a troca quanto para o estorno, nas operações de vendas ou compras, quando as operações forem realizadas pela retaguarda, o sistema não realiza a baixa dos títulos originais automaticamente durante o procedimento da devolução. Os títulos somente são baixados quando a o consumo do crédito gerado. 


No caso de pedido de vendas, o procedimento pode ocorrer tanto no caixa como nas telas da retaguarda. Segue um resumo do comportamentos dos títulos no caso de estorno e no caso da troca:


ESTORNO de vendas realizada pela retaguarda:

 

Os títulos do estorno nascem pendentes. 

Após realizar a baixa do pedido de devolução o sistema gera um título de baixa de pedido pendente, restando para o usuário do financeiro realizar o encontro de contas quando necessário.


ESTORNO de vendas realizada pelo caixa:


Os títulos do pedido original e do pedido de estorno ficam pendentes. Mesmo depois da baixa do pedido de estorno, os títulos mencionados continuar pendentes. Entretanto, quando for realizada a confirmação do estorno pelo caixa, os títulos são baixados automaticamente. Ou seja, é no ato da confirmação do estorno no caixa que o crédito do estorno é consumido e o título da venda original é baixado. Neste caso, não será necessário envolvimento do setor financeiro da empresa, pois todo o procedimento ocorreu na loja.


TROCA de venda realizada pela retaguarda:


Os títulos da troca nascem pendentes. 

Após realizar a baixa do pedido da devolução, o título do pedido da devolução continua pendente e o título da baixa fica com o corrigido zerado, pois, por padrão, o título do pedido da troca é criado com o campo pagonopedido marcado. No financeiro, o crédito do cliente é representado em forma de título e este título é o do pedido.

O crédito do cliente ficará em aberto até que a usuário do financeiro realize o encontro de contas.



TROCA de venda realizada pelo caixa:


Os títulos do pedido original, pedido da venda, ficam pendentes mesmo que o crédito da troca seja consumida.

Já o título da devolução fica pendente até que uma nova venda seja realizada utilizando este crédito. Quando o crédito da troca for consumido por outra venda, a interface do caixa baixa automaticamente o título da nova venda e o título de crédito. Sendo assim, as usuárias do financeiro não precisam realizar o encontro de contas. 


No caso de estorno de pedido de compra, o sistema gera o título deste pedido pedente e com o pagonopedido desmarcado. Ao gerar a baixa do pedido o sistema, cria um novo título, que também nasce e se mantém pendente.


Comments