software‎ > ‎módulos‎ > ‎frente de loja‎ > ‎

caixa

A UNUM desenvolveu um caixa moderno, visualmente bonito e, acima de tudo, funcional. Diferentemente de vários outros sistemas presentes no mercado, nossa frente de loja permite a utilização do teclado em conjunto com o mouse ou o uso apenas do teclado, agilizando as operações.

Possui interface em HTML, padrão utilizado na Internet, que permite uma fácil identificação de todas as áreas do caixa e a utilização de campo único para a entrada de dados. A semelhança com páginas da Web facilita ainda mais o aprendizado e favorece a apresentação visual de informações da empresa usuária.

O módulo caixa está preparado para trabalhar com o conceito de venda expressa e pré-venda. O primeiro caso remete a situação em que o cliente, após o atendimento inicial do vendedor, é direcionado ao caixa para que o operador registre no sistema todos os dados referente a venda, ou seja, ele mesmo é o responsável pelo lançamento dos produtos adquiridos, descontos concedidos, formas de pagamento e demais informações necessárias para o fechamento da venda, resultando na emissão do documento fiscal da venda.

Já a pré-venda, como o próprio nome diz, remete o caso em que o atendimento ao cliente é realizado inicialmente por um vendedor, sendo ele mesmo o responsável pelo registro dos itens, eventuais descontos a serem concedidos e negociação financeira, que em algumas empresas ainda estão sujeitas a aprovação de crédito. Só depois que o pedido estiver registrado no sistema e devidamente aprovado é que o cliente é direcionado ao caixa, para que possa ser confirmado o seu recebimento e a venda concretizada com a emissão do documento fiscal.

É possível trabalhar com o caixa temporariamente sem a transmissão de dados para o servidor. Existem duas maneiras de operar em modo off-line. A primeira é quando ocorre queda de conexão com o banco de dados e sem ação direta do operador ou administrador de rede, o próprio sistema identifica e passa a trabalhar somente local.

A segunda é quando a conexão com o banco de dados está instável, muito demorada, acarretando tempo excedido nas operações, e nesse caso, o próprio usuário através de funcionalidade específica pode forçar o modo off-line. Nessas situações o caixa fica armazenando as informações localmente e quando a conexão é restabelecida as informações são transmitidas para o banco de dados.