software‎ > ‎módulos‎ > ‎frente de loja‎ > ‎

devolução

A devolução de mercadorias é o procedimento adotado quando o cliente decide pela troca ou ainda pelo cancelamento da compra efetuada. Este procedimento pode ser realizado através de funcionalidades disponibilizadas no caixa ou por processo específico de devolução disponibilizado no módulo de retaguarda da loja.

As trocas caracterizam as operações mais freqüentes e são realizadas quando o cliente devolve a mercadoria e adquire outra(s) em substituição, não havendo, o cancelamento da venda original. Nesse procedimento é gerado um crédito para o cliente no valor correspondente ao valor devolvido, para que possa ser utilizado em uma nova venda no caixa como forma de pagamento.

Os estornos são efetuados quando existe a desistência da compra por parte do cliente. No caso do estorno é gerada movimentação financeira em nome do cliente com valor correspondente ao valor devolvido, a ser negociado a sua utilização junto ao setor financeiro da loja, seja para uma nova compra, pagamento de títulos pendentes, renegociações ou mesmo o reembolso de valores.