software‎ > ‎módulos‎ > ‎frente de loja‎ > ‎

perguntas frequentes

Como se comporta o consumo de chaves de crédito com relação a identificação do cliente no frente de loja?

postado em 19 de dez de 2016 10:16 por Usuário desconhecido   [ 19 de dez de 2016 10:17 atualizado‎(s)‎ ]

Em caso de venda com cliente identificado:
  1. O frente de loja irá verificar apenas se a chave de crédito possui saldo disponível pelos seguintes motivos:
    1. Possibilitar que numa mesma venda sejam consumidas diversas chaves de crédito, mesmo que estas chaves de crédito sejam de pessoas diferentes.
    2. Possibilitar que sejam consumidas chaves de crédito cuja pessoa do crédito é a entidade negativa "Consumidor Final (-1899931617)".
Já para vendas, em que o cliente não estiver identificado:
  1. O frente de loja verifica a configuração do x-class (propriedade "this.modeloIdentificacaoPessoaCreditoCliente", localizada em INTEQstore/Configuração/Loja/Terminal) que determina se:
    1. A pessoa da chave de crédito será identificado automaticamente como o cliente da venda (StoreStatus.ModeloIdentificacaoPessoaCRE.IDENTIFICACAO_AUTOMATICA);
    2. Ou se será exibida interação para que o usuário confirme se deseja a pessoa do crédito como cliente da venda (StoreStatus.ModeloIdentificacaoPessoaCRE.CONFIRMA_IDENTIFICACAO).

Quais as formas de utilização de um pedido de devolução no frente de loja?

postado em 19 de dez de 2016 10:10 por Usuário desconhecido

Um pedido de devolução pode ser utilizado de duas formas no frente de loja:

  1. Como forma de pagamento, por meio de um crédito de cliente "CRE (-1897049921)", em um novo pedido de venda.
  2. Em caso de devolução total do pedido de venda original o pedido de devolução passa a ser considerado um estorno e, neste caso, o pedido de devolução pode ser confirmado no caixa para que (em caso de pagamentos em dinheiro, por exemplo) o operador de caixa possa devolver o valor integral da venda para o cliente.

O que fazer quando for validado que não foi encontrada configuração para o estabelecimento na inicialização do terminal?

postado em 10 de out de 2016 04:53 por Usuário desconhecido

A validação citada ocorre quando as informações referente ao PAF.ini não foram preenchidas no banco de dados corretamente através do arquivo de configuração, para possibilitar que a geração do arquivo "Vendas do Período". 

 Assim, para que tal validação seja solucionada deverá ser utilizada a rotina de manutenção "Preencher informações necessárias para funcionamento da opção "Vendas do Período"", localizada em Bematech/Retaguarda da Loja/Configurações e Manutenções/Manutenções, acessando Store/Paf/Preencher informações necessárias para funcionamento da opção "Vendas do Período", e com isso deverá ser preenchido o estabelecimento e suas informações referente ao mesmo.

em quais casos o menu fiscal irá fica desabilitado?

postado em 3 de dez de 2015 09:29 por Usuário desconhecido   [ 3 de dez de 2015 09:34 atualizado‎(s)‎ ]

O Menu Fiscal estará habilitado apenas quando o local de escrituração possua uma unidade da federação que o PAF-ECF for exigido, que atualmente são: AL, AP, BA, CE, ES, MA, MS, MG, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RO, RR, SC, SE e TO. Para as demais unidades da federação (AC, AM, DF, GO, MT, PA, RS e SP) não estará habilitado.

É possível negociar uma venda no caixa com itens com condição específica utilizando os filtros de negociação e uma condição que não seja a exclusiva de um dos itens?

postado em 1 de out de 2015 08:26 por Usuário desconhecido   [ 1 de out de 2015 08:28 atualizado‎(s)‎ ]

Ao utilizar os filtros de pagamento (opções relacionadas na parte de cima da tela de negociação) com uma condição comum para todos os itens da venda, o sistema utiliza o valor indicado para negociar o item de maior valor da operação.

Ao tentar utilizar posteriormente uma condição cujo um dos itens não possa utilizá-la, o sistema tenta negociar com esta a parte restante do valor do item inicialmente negociado com a condição comum e o item de condição exclusiva, ainda não negociado.

Acontece que, quando o sistema tenta forçar a negociação com a condição não exclusiva, por esta não ser compatível, a mensagem de erro seguinte é exibida: "Não foi possível encontrar uma condição de negociação compatível com a condição utilizada."

O mesmo não acontece quando a condição é selecionada individualmente (opções do canto inferior da tela de negociação) porque, neste caso, são atribuídos os valores aos devidos itens da venda e suas condições específicas, evitando que o sistema faça sozinho o processo supracitado.

Como realizar vendas para estrangeiros nos terminais de pré venda e caixa?

postado em 18 de set de 2015 12:51 por Usuário desconhecido

Para realizar vendas para cliente estrangeiros, os seguinte passo a passo deve ser seguido:

1. Ao identificar o cliente da venda no terminal de pré venda ou caixa, indicar CPF zerado (000.000.000-00).
2. Uma nova interação será apresentada, com a opção para cadastro de cliente sem CPF.
3. Seguir com o preenchimento das informações obrigatórias para cadastro do cliente.
4. Durante o cadastro de endereços, informar um CEP genérico (Ex.: 60.000-000) e UF = EX. É a configuração da UF que indica para o sistema que o cliente identificado é estrangeiro.
5. Finalizar venda normalmente com impressão do CNF, caso esteja operando em terminal ECF.
6. Emitir DANFE pela retaguarda normalmente, quando necessário.

qual a permissão necessária para ativar o modo devolução no frente de loja?

postado em 31 de mar de 2015 05:16 por Usuário desconhecido   [ 31 de mar de 2015 05:17 atualizado‎(s)‎ ]

Para que o usuário esteja apto para a utilização do modo de devolução no terminais de venda com cupom fiscal e pré-venda, é necessário que a palavra chave 
"Ativa Modo Devolucao" esteja selecionada para os papéis que forem a utilizar e no determinado terminal, seja de caixa ou pré-venda.


o que fazer ao apresentar a mensagem "iPdvLib.MessageBox" ao iniciar o terminal de venda?

postado em 20 de out de 2014 07:28 por Usuário desconhecido   [ atualizado em 5 de jun de 2017 06:55 por Maria Nicola ]

A mensagem em questão normalmente é apresentada quando há algo no equipamento utilizado que não está permitindo a correta execução do IpdvLib.exe. Assim, é necessário realizar os procedimentos abaixo para que o terminal funcione corretamente:
  • Verificar a configuração de controle de conta de usuário;
    • Neste ponto deverá ser informado para nunca notificar, pois ao executar o iEngine.exe ele irá executar automaticamente o ipdvlib para a sua devida utilização no terminal de vendas. Com isso, ao ter a informado tal nível será possível a instalação de executáveis automaticamente.
  • Verificar a execução de anti-vírus;
  • Executar os executáveis principais "iEngine.exe" e "Ipdvlib.exe" como administrador.

Validação do sistema ao usar bandeira ELO sem ativar o multibandeira.

postado em 2 de out de 2014 08:32 por Usuário desconhecido

1ª etapa (paliativo):

   - Acessar cadastro de bandeiras na base e certificar-se que o código de retorno do ELO é 00000.
   - O cuidado com essa configuração é o fato de no futuro mais condições semelhantes, mas com bandeiras diferente, serem criadas. Nesse caso, o sistema fará confusão no financeiro, pois pegará a primeira condição da lista, independente de qual seja.


2ª etapa:

   - Entrar em contato com o service desk no intuito de solicitar a habilitação da funcionalidade de multibandeira.
   - Solicitar ao service desk a documentação atualizada da lista de códigos de retorno exigidas pelo Sitef.
   - Conferir os códigos configurados atualmente na base com a documentação.
   - Alterar os códigos de retorno dos registros de bandeira de chaves positivas, se necessários. Para os registros de chaves negativas, novos positivos deverão ser criados com os códigos atualizados para substituí-los.
   - ATENÇÃO: caso seja necessária a criação de novas bandeiras positivas para comportar os novos códigos de retorno, o cadastro de condições de negociação deverá ser revisado para ajuste dos registros que utilizam as bandeiras negativas que estarão sendo inutilizadas.


Observação: é aconselhável que seja criado um requisito de atividade para análise do caso e confirmação da necessidade das configurações supracitadas antes de realizá-las.

Como utilizar a opção "convênio" nas condições de negociação do caixa e prevenda?

postado em 4 de ago de 2014 16:32 por Usuário desconhecido

Para usar a modalidade convênio nas suas opções de condições de negociação, as seguintes configurações devem ser realizadas: 

1. Criar condições de negociação com as seguintes configurações:
   1.1 Classe: Convênio
   1.2 Tipos de documentos: CO
   1.3 Empresa conveniada: indicar empresa com vínculo de convênio

2. Inserir um registro para a condição de negociação criada na grade "Condições de Negociação" de um parâmetro financeiro com classe de título "Tít Rec" compatível com as configurações desejadas.

3. Alterar a classe do registro da empresa conveniada indicada na condição de negociação para a classe "Empresas Conveniadas", caso a empresa não tenha sido cadastrada inicialmente nessa classe específica, e seguir os seguintes passos:
   3.1 Após a alteração, é necessário acessar o cadastro de "Empresas Conveniadas", alterando o nome da classe no topo da tela de cadastro de pessoas.
   3.2 No agrupamento "Convênio" do cadastro de "Empresas Conveniadas", preencher as informações (campos) de "Dia do vencimento", "Dia limite", "Desconto" (se houver) e "Funcionários Conveniados" (grade).

Após realizar essas configurações, sincronize o cache local e tente novamente acessar a opção "Convênio" na lista de condições de pagamento. Lembre-se de identificar como cliente (F8) o funcionário indicado na grade "Funcionários Conveniados" do cadastro de "Empresas Conveniadas".

1-10 of 79