software‎ > ‎módulos‎ > ‎frente de loja‎ > ‎

pré-venda

Diferente do auto-atendimento, onde o cliente de posse da mercadoria se dirige ao terminal de caixa para registro da venda, a pré-venda remete ao registro do pedido pelo próprio atendente, ou seja, o vendedor é o responsável pela digitação dos itens adquiridos, identificação da compra, negociação das condições, dados de entrega, descontos e todas as informações relevantes para que o pedido possa ser recebido no caixa.

Em caso de vendas a prazo, o processo entre o registro da pré-venda e o seu recebimento no caixa pode ser intermediado com o setor de crédito da loja, que tem como finalidade o levantamento das informações pessoais e financeiras do cliente para análise do crédito e aprovação ou não da compra. É importante salientar que o sistema pode ser configurado de modo que as vendas a prazo possam ter aprovação automática, dispensando o processo de análise de crédito. No entanto, essa parametrização deve obedecer à regra de negócio da empresa usuária, podendo ser configurada para condições de pagamento específicas ou ainda pela posição financeira do cliente. Após o pedido ser registrado no sistema e devidamente aprovado é que o cliente é direcionado ao caixa, para que possa ser confirmado o seu recebimento e a venda concretizada com a emissão do documento fiscal.

Ao contrário da venda direta que, em caso de queda na conexão com o servidor, os terminais de caixa permanecem operando, armazenando as informações localmente até que possam ser transmitidas para o banco de dados. Para que a pré-venda possa acontecer off-line se faz necessário definir um computador na loja, denominado Servidor de Pré-Venda, como o responsável por concentrar todos os pedidos do estabelecimento, até que as informações possam ser gravadas no servidor da base de dados da empresa. Cada loja obrigatoriamente deverá ter o seu servidor de pré-venda configurado.

Quando a loja trabalha off-line, todos os terminais configurados para o servidor de pré-venda podem continuar operando normalmente, inclusive terminais de crédito da loja e de caixa. Quando a conexão é restabelecida o servidor de pré-venda se encarrega de transmitir os dados para o banco de dados.