software‎ > ‎módulos‎ > ‎rest framework‎ > ‎Manuais do REST Framework‎ > ‎

Como utilizar o Framework REST

Resumo

Este documento descreve a arquitetura do framework do Engine desenvolvido para dar suporte à criação de webservices REST na plataforma Bematech ERP.

Nele é descrito como um desenvolvedor da plataforma Bematech ERP pode implementar componentes JavaScript no sistema que poderão ser acessados por aplicações remotas através de uma conexão HTTP com intuito de manipualar dados.

Também são descritos os detalhes de sua implementação dentro do servidor Engine, assim como sua integração com o NodeJS. Este documento tem a finalidade de servir de tutorial para os usuários do novo framework.



Introdução

No início da Web, as aplicações eram projetadas para interagir apenas com os usuários, que as acessavam por meio de um navegador. Com a evolução das aplicações, houve a necessidade de integração entre diferentes aplicações, surgindo os webservices, e o protocolo SOAP. Esse protocolo foi projetado com inspiração em tecnologias anteriores bastante sofisticadas como o CORBA, e apesar de a letra S da sigla SOAP significar simples, esse protocolo de comunicação por meio de mensagens em formato XML é bastante complexo.

Diante desta complexidade surgiu a necessidade de um protocolo realmente simples para a criação de webservices, o REST foi projetado com esse intuito e se popularizou entre os desenvolvedores de linguagens modernas.

Baseado nisso, a Bematech adotou o REST como o protocolo para a integração entre aplicações de terceiros e a plataforma Bematech ERP.

Proxima página Recursos >