software‎ > ‎módulos‎ > ‎retaguarda de loja‎ > ‎manuais‎ > ‎

Guia da retaguarda da loja (em atualização)

Introdução

Neste guia, serão abordadas as funcionalidades do módulo Retaguarda da Loja, bem como sua integração com os demais módulos do sistema UNUM.

Pré-requisitos

O processo obedece as regras ditadas pelas configurações de permissões a serem conferidas a cada usuário. Antes de se iniciar o uso do processo é importante definir as pessoas que terão o poder de criar, aprovar ou baixar uma requisição. Tal configuração pode ser feita através do caminho Unum>Admin>Segurança>Permissões>Permissões caminho na árvore de permissões Products/INTEQstore/Retaguarda da Loja.

Fluxo Operacional

Conferência cega de caixa

O processo de conferência cega de caixa tem como objetivo possibilitar que seja realizado o gerenciamento dos valores informados pelo operador de caixa e os valores registrados no sistema.

Para isso é necessário que o usuário possua a permissão adequada para aprovar as conferências cegas. O processo de conferência cega fica localizado em Retaguarda da Loja/ Tesouraria/ Conferência Cega de Caixa.

Procedimentos

  • Ao clicar no processo será aberta a tela inicial, onde existirão os filtros para buscas das conferências.
  • Ao informar um dos filtros, ou mesmo nenhum deles, apenas a data inicial e final (campos obrigatórios) e clicar em "Executar" o sistema listará as conferências de acordo com os filtros informados.
  • O usuário (supervisor ou gerente ou aquele que tiver a permissão para abrir a conferência) selecionará a conferência desejada e deverá clicar no botão "Abrir". Outra opção de abrir a conferência é clicar no link ao lado da chave da conferência desejada. Obs.: Vale ressaltar que caso o usuário não possua permissão e tente abrir uma conferência será emitida a validação a seguir: "Usuário não possui permissão para esta operação! Solução: Por favor, entre em contato com o administrador do sistema. 
  • Nesse momento será aberta uma nova tela onde serão exibidos os valores informados pelo usuário de caixa (coluna Digitado) e os registrados pelo sistema (coluna Sistema Solicitação). Haverá uma coluna com o nome "Diferença" que exibirá, caso haja, as divergências existentes nos valores das formas de pagamento. Essa diferença é calculada através do valor apresentado na coluna "Digitado" e na coluna "Posição Atual".
  • Ao selecionar na caixa de seleção dos agrupamentos das formas de pagamento será apresentada uma grade "Movimentação geral", onde serão listadas as operações realizadas no disponível em questão, apresentando a chave, o cliente e o valor da operação. Cada chave possui um link para os processos "Detalhamento de Operações", que permite a alteração de algumas informações do pedido como o vendedor, e para o "Negociação de dívidas Simplificada", que permitirá a negociação da venda original para uma uma nova forma de pagamento antes da finalização do período. Caso haja uma chave de negociação, será apresentado além das opções citadas anteriormente, a opção "Abre Negociação" que permitirá a edição de uma negociação já realizada. E caso hajam operações negociadas será apresentado no totalizador selecionado, o destino da operação em questão e também será apresentada no totalizador na qual a mesma foi negociada a origem da operação; 
  • Caso não haja nenhuma divergência o usuário deverá selecionar a opção "Aprovar". Vale ressaltar que caso o usuário tente clicar na opção "Aprovar", mas existam divergências na conferências o sistema emitirá uma validação informando que não é possível aprovar conferências que possuam divergências.
  • Havendo divergências o usuário poderá selecionar as opções "Aprovar com divergência" ou mesmo "Reprovar". No caso do usuário autorizador selecionar a opção "Aprovar com divergência", no momento que o período for finalizado o status da conferência mudará para "Finalização com Pendência Financeira".  
    • A aprovação sem divergência ("Aprovar") poderá ocorrer também, caso hajam divergência renegociadas utilizando o processo de "Negociação Simplificada de Dívida". Com isso, a coluna "Posição Atual" apresentará o valor correto e consequentemente não haverá diferença. 
  • Caso a conferência seja reprovada, será exibido o evento de reprovação para aquela conferência, e o usuário de caixa deverá neste momento abrir a tela de digitação de valores da conferência no caixa e verificar os valores e corrigir, caso haja erro de digitação. Ao finalizar a digitação, o status da mesma voltará a ser "Solicitação de Autorização de Conferência".
  • Nesse momento o supervisor ou gerente poderá aprovar ou mesmo reprovar novamente.
  • Após todas as conferências estarem aprovadas ou aprovadas com divergência, o usuário que estiver no terminal de caixa poderá finalizar o período.


Utilização de terminais de consulta de preços

O sistema Bematech contempla a funcionalidade de utilização de terminais de consulta de preços nas lojas utilizando a massa de dados gerada pela base de produção do cliente.

Atualmente três terminais estão homologados e prontos para uso no sistema. São eles: QuickWay Checker, Gertec TC 505 e Quot 900. Todos eles possuem especificações quanto ao seu uso, contudo, o sistema se utiliza do mesmo processo da retaguarda para a geração dos arquivos que contém as informações necessárias para a consulta de preços dos terminais. O processo utilizado para tal é o "Exportação terminal de consulta preço", localizado em Bematech/Retaguarda da Loja/Configurações e Manutenções/Exportação de Dados/Exportação terminal de consulta preço.

Para o uso desse processo são necessários os cadastros de modelos de terminal de consulta de preço, classes de recursos e estabelecimento.

O processo contempla as seguintes possibilidades:
  • Geração simples de arquivo contendo produtos e respectivos preços determinados pela regra de preços por estabelecimento.
  • Gravação do arquivo diretamente no diretório escolhido no computador do usuário.
  • Remoção de recursos não mais disponíveis da lista de produtos possíveis de consulta.
  • Reinício de arquivo, removendo todas as informações do arquivo original e gerando um novo arquivo somente com as informações atualizadas.
É possível configurar o sistema para gerar arquivos de atualização para os terminais de forma automática e programada. Para isso, basta criar um novo registro no agendador de scripts com o script "Atualiza Produto.ijs" contendo os seguintes parâmetros:

path="Caminho para gravação do arquivo." <exemplo> "C:\Program Files\QuickWayChecker"
estabeleci="chave do estabelecimento utilizado na geração do arquivo"

Principais Relatórios

Lista para empacotamento

Caminho: UNUM > Retaguarda da Loja > Lista para empacotamento

Objetivo : Apresentar os itens registrados em uma determinada operação, mostrando uma listagem para auxiliar o processo de empacotamento.