software‎ > ‎módulos‎ > ‎retaguarda de loja‎ > ‎manuais‎ > ‎

manual de aprovação de crédito



INTRODUÇÃO

Este manual tem por objetivo orientar aos usuários quanto aos processos de Análise de Crédito. Serão apresentadas as principais funcionalidades e exemplos dos procedimentos mais frequentes.

Em caso de vendas a prazo, o processo entre o registro da pré-venda e o seu recebimento no caixa pode ser intermediado com o setor de crédito da loja, que tem como finalidade o levantamento das informações pessoais e financeiras do cliente para análise do crédito e aprovação ou não da compra.

É importante salientar que o sistema pode ser configurado de modo que as vendas a prazo possam ter aprovação automática, dispensando o processo de aprovação de crédito. No entanto, essa parametrização deve obedecer a regra de negócio da empresa usuária, podendo ser configurada para condições de pagamento específicas ou ainda pela posição financeira do cliente. 

Importante: o funcionamento destes processos depende obrigatoriamente da pré-venda. Assim, sugerimos a leitura complementar do Manual de Pré-Venda.



RETAGUARDA DA LOJA

Configurando o Servidor de Pré-Venda

Para o funcionamento do processo Aprovação de Crédito se faz necessário definir um computador, denominado Servidor de Loja, como o responsável por concentrar todos os pedidos do estabelecimento.

Quando a loja trabalha off-line, todos os terminais de pré-venda configurados para o servidor de pré-venda podem continuar operando normalmente, inclusive terminais de crediário e de caixa. Quando a conexão é restabelecida o servidor de pré-venda se encarrega de transmitir os dados para o banco de dados. 



Seguem procedimentos para configuração do servidor de pré-venda:
  1. Informe o nome do servidor de pré-venda da loja. Sugerimos como padrão SPV NomedaLoja; 
  2. Informe host da estação que será o servidor de pré-venda da loja. Informar o ip do computador;
  3. Informe a porta onde o iEngine do servidor de pré-venda da loja foi executado. É importante esclarecer que se o iEngine do servidor de pré-venda da loja não estiver sendo executado, ou ainda que esteja em uma porta diferente da informada neste campo, os demais terminais associados a ele não conseguirão acessá-lo, impossibilitando-os de realizar pré-vendas, aprovação de crédito e recebimento de pré-vendas no caixa;
  4. Selecione o estabelecimento ao qual o servidor de pré-venda da loja será associado;
  5. Informar os arquivos de configuração que serão utilizados pela loja. Aconselhamos marcar sempre a opção Inicia com o servidor, para que o scheduler seja criado automaticamente na inicialização do servidor.

Configurando o Terminal de Crediário

Todas as estações onde o processo de aprovação de crédito será realizado devem ser cadastradas como um Terminal de Crediário, vinculado a um estabelecimento, que por sua vez deverá ter um servidor de pré-venda configurado.





Segue procedimentos para configuração do terminal de crediário:
  1. Informe o nome do terminal de crediário. Sugerimos como padrão TC NomedaLoja; 
  2. Selecione o estabelecimento ao qual o servidor de pré-venda da loja será associado;
  3. Informe host da estação que será o terminal de crediário. Informar o ip do computador;
  4. Para o terminal de crediário funcionar off-line é necessário marcar a opção Utiliza o servidor da loja? e que ao ser marcado somente permite vincular um estabelecimento ao terminal. Com esta opção marcada e o terminal funcionando na rede do estabelecimento, é possível o processo aprovação de crédito acessar os pedidos que possuírem evento de solicitação de aprovação de crédito realizados no estabelecimento, mesmo se a conexão estiver off-line. Com esta opção desmarcada o terminal consegue buscar todos os pedidos que possuírem evento de solicitação de aprovação de crédito, dos estabelecimentos configurados no cadastro do terminal de crediário, no entanto, o seu funcionamento só ocorre se a conexão estiver on-line.



Aprovação de Crédito

O processo aprovação de crédito fica disponibilizado no módulo Retaguarda da Loja (localizado em: /Retaguarda da Loja/Crédito da loja/Aprovação de Crédito) e para que os usuários possam utilizar o processo, deverá ser disponibilizada permissão ao processo "Crediário.ip", bem como as seguintes ações: Iniciar Atendimento, Imprimir Carnê, Imprimir Contrato, Solicitar Análise Crédito, Aprovação de Crédito e Iniciar Confirmação Dados Financeiros.

Caminho para definir as permissões do grupo: raiz/products/INTEQstore/Frente de Loja/Crediário.ip

Apenas as pré-vendas gravadas com a situação “PEND APROVAÇÃO CRÉDITO” são direcionadas para o processo de aprovação de crédito. 

Este é divido em três fases: 1. Atendimento, 2. Confirmação dos dados financeiros e 3. Análise de crédito. Com base na regra de negócio, o cliente poderá configurar o processo para seguir uma ordem pré-definida de fases ou não obedecer a uma ordem.



No caso do processo ser configurado para obedecer a uma ordem e o usuário tentar acessar uma fase na qual a atual situação da pré-venda não permita, será exibida uma mensagem de alerta, conforme exemplo abaixo:



Caso o usuário tente retornar para uma fase em que a pré-venda já passou, será exibida uma mensagem de alerta, conforme exemplo abaixo:



Atendimento

Nessa fase o atendente deverá realizar o cadastro completo e atualizações nos dados do cliente como, por exemplo, referências pessoais, referências comerciais, referências bancárias, informações que auxiliem a próxima etapa de confirmação dos dados financeiros, além de possíveis alterações na condição negociada pelo vendedor, no momento de efetuar a pré-venda.

Esta fase também permite realizar alteração do cliente informado na pré-venda ou até mesmo efetuar a identificação do cliente, caso a pré-venda tenha sido direcionada para o processo de aprovação com o cliente Consumidor Final, bem como informar o avalista por tipo de documento. A alteração apenas é possível, se o usuário possuir permissão para realizar edição de cliente. Ao ser confirmada a alteração do cliente a negociação realizada na pré-venda é recalculada, para que cada parcele seja criada com o nome do cliente informado. Para conseguir informar o avalista é necessário realizar a configuração que permita habilitar o campo avalista na tela de aprovação de crédito. A configuração se encontra na guia de configuração de frente de loja.

Para o usuário iniciar o processo de aprovação de crédito, será solicitado para informar nome e senha.







A pré-venda que estiver em fase de atendimento, fica sendo exibida com a situação “EM ATENDIMENTO”. Quando o atendimento é finalizado a situação é alterada para “ATENDIDA” e se a pré-venda for somente fechada e não finalizada a situação não é alterada.




Confirmação dos Dados Financeiros da Venda

Na confirmação dos dados financeiros da venda são exibidas as pré-vendas que foram gravadas com a situação “ATENDIDA”, após a finalização da fase de atendimento do processo de aprovação de crédito. Somente as pré-vendas com essa situação, poderão ser liberadas para confirmação dos dados. 

Neste momento o crediarista deverá realizar a confirmação dos dados e referências levantadas pelo atendimento anterior, além de consultas de proteção ao crédito, preenchendo os motivos, os resultados das consultas que deverão estar previamente cadastrados e havendo necessidade descrever observações sobre as consultas realizadas.



Pré-vendas na etapa de confirmação dos dados financeiros, que já tiveram a confirmação iniciada e ainda não finalizada ficam sendo exibidas com a situação “EM CONFIRMAÇÃO”, quando a confirmação é finalizada a situação é alterada para “CONFIRMADA”. Se a pré-venda for somente fechada e não finalizada a situação não é alterada.




Análise de Crédito

Na análise de crédito são exibidas as pré-vendas que foram gravadas com o status “CONFIRMADA”, na etapa de confirmação dos dados no processo de aprovação de crédito e que tiveram a confirmação dos dados finalizada.

Neste momento deverá ser realizada a análise do crédito, tendo como base todas as informações levantadas e em caso de clientes antigos a própria ficha financeira poderá ser acessada através do link “Cadastro do Cliente”, de modo a gerar subsídios para aprovação ou não da venda. Somente as pré-vendas com esse status poderão ser liberadas para a análise de crédito.



A pré-venda que estiver em fase de análise de crédito, fica sendo exibida com a situação “EM ANÁLISE”. Quando a análise de crédito é finalizada, dependendo do resultado da análise o status poderá ser alterado para “NO CAIXA ou “CRÉDITO REPROVADO”, onde no momento da aprovação ou reprovação obrigatoriamente deverá ser informado um motivo. Se a pré-venda for somente fechada o status não será alterado.




Impressão de contrato e carnê

Apenas as pré-vendas que possuírem títulos do tipo “carnê” e estiverem com a situação “no caixa” poderão disparar impressão de carnê e contrato, bastando clicar nos respectivos botões disponibilizados na tela inicial do processo.

Vale ressaltar que, para os botões serem habilitados no processo é necessário configurar um script de impressão para contrato e outro para o carnê. Para realizar a configuração poderá ser acessado a guia de configuração para impressão do contrato e carnê.