software‎ > ‎módulos‎ > ‎retaguarda de loja‎ > ‎manuais‎ > ‎

processo: conferência cega de caixa

O processo de conferência cega de caixa tem como objetivo possibilitar que seja realizado o gerenciamento dos valores informados pelo operador de caixa e os valores registrados no sistema.

Para isso é necessário que o usuário possua a permissão adequada para aprovar as conferências cegas. O processo de conferência cega fica localizado em Retaguarda da Loja/ Tesouraria/ Conferência Cega de Caixa.

Procedimentos

  • Ao clicar no processo será aberta a tela inicial, onde existirão os filtros para buscas das conferências.
  • Ao informar um dos filtros, ou mesmo nenhum deles, apenas a data inicial e final (campos obrigatórios) e clicar em "Executar" o sistema listará as conferências de acordo com os filtros informados.
  • O usuário (supervisor ou gerente ou aquele que tiver a permissão para abrir a conferência) selecionará a conferência desejada e deverá clicar no botão "Abrir". Outra opção de abrir a conferência é clicar no link ao lado da chave da conferência desejada. Obs.: Vale ressaltar que caso o usuário não possua permissão e tente abrir uma conferência será emitida a validação a seguir: "Usuário não possui permissão para esta operação! Solução: Por favor, entre em contato com o administrador do sistema. 
  • Nesse momento será aberta uma nova tela onde serão exibidos os valores informados pelo usuário de caixa (coluna Digitado) e os registrados pelo sistema (coluna Sistema Solicitação). Haverá uma coluna com o nome "Diferença" que exibirá, caso haja, as divergências existentes nos valores das formas de pagamento. Essa diferença é calculada através do valor apresentado na coluna "Digitado" e na coluna "Posição Atual".
  • Caso não haja nenhuma divergência o usuário deverá selecionar a opção "Aprovar". Vale ressaltar que caso o usuário tente clicar na opção "Aprovar", mas existam divergências na conferências o sistema emitirá uma validação informando que não é possível aprovar conferências que possuam divergências.
  • Havendo divergências o usuário poderá selecionar as opções "Aprovar com divergência" ou mesmo "Reprovar". No caso do usuário autorizador selecionar a opção "Aprovar com divergência", no momento que o período for finalizado o status da conferência mudará para "Finalização com Pendência Financeira".  
    • A aprovação sem divergência ("Aprovar") poderá ocorrer também, caso hajam divergência renegociadas utilizando o processo de "Negociação Simplificada de Dívida". Com isso, a coluna "Posição Atual" apresentará o valor correto e consequentemente não haverá diferença. 
  • Caso a conferência seja reprovada, será exibido o evento de reprovação para aquela conferência, e o usuário de caixa deverá neste momento abrir a tela de digitação de valores da conferência no caixa e verificar os valores e corrigir, caso haja erro de digitação. Ao finalizar a digitação, o status da mesma voltará a ser "Solicitação de Autorização de Conferência".
  • Nesse momento o supervisor ou gerente poderá aprovar ou mesmo reprovar novamente.
  • Após todas as conferências estarem aprovadas ou aprovadas com divergência, o usuário que estiver no terminal de caixa poderá finalizar o período.