Utilizando o tarefa

Processo "Tarefas"

Para registrar uma atividade, deve ser criada uma tarefa através do processo encontrado em Bematech / Tarefa / Tarefas. Para a criação dessa nova operação, deve ser utilizado o botão "Nova", apresentado no cabeçalho ao acessar o processo "Tarefas".

Na tela seguinte será apresentada a tarefa, onde, durante sua criação, deverá ser observado principalmente o campo "classe", que determina o fluxo da tarefa, e a campo "chave" que será a identificação única da tarefa. Por padrão o campo "classe", que é que utilizado para diferenciar o tipo de tarefa associada a determinado fluxo, vem preenchido com a classe mãe "Tarefa", e o estabelecimento e local de escrituração preenchidos de acordo com a entidade do usuário logado no sistema. 

Será apresentado no agrupamento de informações adicionais as grades que foram associadas ao fluxo na classe da tarefas na sua configuração. Os campos e grades são apresentados detalhadamente no guia de conceitos e configurações do tarefa.

Na tarefa devem ser observados o preenchimento dos seguintes campos listados abaixo (a descrição deste campos estão equivalentes às apresentadas quando acessado o help dos campos):
  • Solicitante: quem está solicitando o acesso.
  • Responsável: o gestor, gerente, responsável pelo setor ou mesmo pelo acesso. Observe que para o caso e uma tarefa agendada estes campo já terão sido preenchidos. 
  • Serviço: pode ser utilizado para identificar a atividade a ser realizada durante o acesso.
  • Recurso: pode ser utilizado, para em determinados casos, identificar o recurso que gerou a necessidade de acesso. 
  • Data/Hora: ao criar a tarefa será inserida automaticamente a sua data e hora de criação.
  • Agrupamento "Operação de origem" (preenchidos quando a tarefa não for criada diretamente pelo processo "Tarefas"):
    • Chave: chave do item do pedido/baixa que originou a tarefa.
    • Chave de criação: chave de criação do pedido/baixa que originou a tarefa.
    • Classe: classe de operação do pedido/baixa que originou a tarefa.
    • Documento: número do documento de baixa do pedido que originou a tarefa.
Com o preenchimento de todos os dados necessário deve ser realizado o post utilizando o botão confirma no canto superior esquerdo da tarefa.

Pelo mesmo processo também é possível realizar a busca de por operações já criadas. Sendo assim, se for preciso consultar ou editar uma tarefa, basta preencher as variáveis presentes na tela inicial de filtros do processo e clicar em "Pesquisar". O sistema apresentará uma grade contendo as tarefas pesquisadas, apresentadas por padrão em ordem decrescente de data de emissão da tarefa, porém possíveis de nova ordenação através do clique em uma das grades. São apresentas 10 tarefas de uma vez só nesta grade. Se necessário visualizar as demais, caso haja, deve-se navegar na grade. As informações apresentadas pelas colunas da grade são as seguintes: Número, Chave, Chave de Criação, Classe, Situação, Título, Recurso, Estabelecimento, Solicitante, Agrupamento e Data. Também apresentará os apontamentos de cada tarefa, também na ordem decrescente de atendimento.

Também é possível a criação de tarefas a partir de outros processos do sistema, como "Consulta de Pedidos" e "Criação de tarefas a partir de pedidos". Em todos eles, o preenchimento de algumas informações de cabeçalho da tarefa criada é automatizado, como as informações do cliente (campo 'Responsável" da tarefa), estabelecimento, local de escrituração, centro de custos e recurso.

Criação de tarefas de Lotes

Também existe a possibilidade da criação da tarefa a partir do processo permite a criação de tarefas a partir de lotes. O processo exibirá somente as classes de tarefa que possuem uma classe de lote cadastrado, assim como exibirá somente as classes de lotes que estão cadastradas em alguma classe de tarefa.

UNUM>Tarefa>Configurações e manutenções>Ferramentas>Criação de tarefas de lotes

Iniciando a atividade

Para iniciar um apontamento que é o registro do acesso a área, será utilizado o processo localizado em: Unum > Tarefa > Tarefa.

Para localizar a tarefa que deve ser iniciado o apontamento podemos utilizar uma pesquisa nas tarefa, utilizado o botão "pesquisar" apresentado ao lado do botão "nova" no cabeçalho do "Tarefa", na pesquisa poderão ser realizadas um série filtros utiliza os campos que podem ser detalhado utilizando os seus help's ou localizando as tarefas por meio dos relatórios descrito abaixo em relatórios do tarefa.
Com a tarefa localizada deve ser concluído o preenchido dos campos, para uma tarefa já criado no sistema, na sequência confirmada a tarefa.
Após a confirmação deve ser inserido um apontamento na grade "Apontamentos de tarefa" utilizando o botão "inserir" e na sequência confirmar. Neste momento iniciamos a sequência de atendimento do fluxo estabelecido para a classe da tarefa. É importante ser observado que após o post a tarefa terá sua situação alterada. 
A alteração pode ser observada no campo situação.

Com a tarefa em uma situação do tipo "em execução", começamos a registrar o tempo de atendimento atendimento da atividade. Caso necessária para uma parada para almoço, em poderá ser realizada a finalização do apontamento mantendo a tarefa na situação "em execução". 

Durante a realização da atividade a tarefa pode passar por várias situações do tipo "execução", de acordo com o fluxo criado para atender a necessidade e particularidades do cliente.

Conclusão

Para concluir a tarefa, deve ser seguido o mesmo procedimento para localizar a tarefa, em: Unum > Tarefa > Tarefa, onde para localizar a tarefa que deve ser iniciado o apontamento, podemos utilizar uma pesquisa nas tarefa, utilizado o botão "pesquisar" apresentado ao lado do botão "nova" no cabeçalho do "Tarefa", na pesquisa poderão ser realizadas um série filtros utiliza os campos apresentados, ou localizando as tarefas por meio dos relatórios descrito no ponto abaixo relatórios.

Com a tarefa localizada deve ser deve ser realizada a finalização do apontamento em aberto que está em um situação "executante", a finalização é feita utilizando o botão "finaliza apontamento" na grade "apontamentos de tarefas", maiores detalhes no tópico conceitos do tarefa.

Será inserido então um novo apontamento na grade "apontamentos de tarefas", de uma situação que conclua a tarefa. Neste momento pode ser observado que a situação da tarefas será alterado para a situação "concluída" e a identificação utilizada passa a está disponível para utilização em uma nova tarefa.
Comments