software‎ > ‎módulos‎ > ‎venda‎ > ‎manuais‎ > ‎

Guia da Baixa de Pedido de Saída

Introdução

Este manual tem como objetivo apresentar o conceito do processo de baixa de pedido de saída.

Cadastros

Para realizar a baixa do pedido é necessário que seja realizado o cadastro de tipos de documentos de baixas de pedidos ou provisões. Apesar de existir outros tipos de documentos no sistema (tipos de documentos de títulos, por exemplo), a baixa de um pedido só é possível quando indicado um da classe "tipos de documentos de baixas de pedidos ou provisões" ou suas filhas. Isso evita duplicidade de numerações e preenchimento indevido de outro tipo de documento incoerente com a baixa de pedido.

Baixa de pedido

O processo de baixa de pedido é utilizado para realizar a efetivação total ou parcial dos pedidos de saída aprovados. Os pedidos de saídas quando são baixados criam saídas nos depósitos (estoques) da empresa automaticamente. Um pedido só poderá ser baixado quando este estiver aprovado e não poderá ser realizado a edição do pedido após a sua baixa, garantindo a integridade das operações.

O processo de baixa de pedido está localizado em: UNUM > Venda > Pedido > Baixa de Pedido de Saída. Este processo poderá ter dois tipos de layout: 
  • Normal: No layout normal os itens da baixa são apresentados para cada recurso e este não são agrupados pelas características de cor, tamanho e material.
  • Grade: No layout em grade é possível  a criação de baixa onde os itens são disponibilizados em formato de grade. Este formato poderá ser utilizado para recursos que possuem uma denominação comum e que se distinguem a partir de um conjunto de características como tamanho, cor e material. Para estes recursos, a forma de apresentação em grade oferece uma interação mais natural, pois os itens da baixa são visualizados  em um formato que representa muito bem como estes recursos são manipulados na prática. Desta forma, para calçados e vestuário, por exemplo, a baixa do pedido de compra fica muito mais fácil e intuitivo de ser emitida.
No processo de baixa de pedido é possível realizar a emissão da nota fiscal eletrônica. Para que seja possível realizar a emissão da nota é necessário realizar os seguintes cadastros: terminais de faturamento, numeradores de notas fiscais, numerador de formulário de segurança para DANFE, numeradores SCAN, pedido para aquisição de formulário de segurança e impressoras DANFE.

No processo de baixa de pedido uma vez emitida a nota fiscal, esta não poderá ser alterada. A alteração da baixa do pedido só será possível caso a nota fiscal não tenha sido emitida. O bloqueio dos campos da baixa não tem impacto sobre o reprocessamento fiscal e de comissão, ou seja, por mais que a baixa tenha a nota fiscal eletrônica emitida, o sistema possibilitará realizar o reprocessamento da comissão e fiscal. Da mesma forma, não é possível excluir uma baixa que teve nota fiscal eletrônica emitida. A exclusão só é possível nos casos em que a baixa do pedido não teve nota fiscal eletrônica emitida. 

Existe a possibilidade de restringir a busca de pedidos pendentes, baixas e pré-baixas efetivadas pelo Estabelecimento do usuário logado. Se restringido, serão apresentados somente os pedidos pendentes, baixas e pré-baixas realizadas para o Estabelecimento informado no cadastro do usuário logado.
Caso seja preenchido um determinado Estabelecimento no cadastro do usuário, o Sistema exibirá somente pedidos pendentes, baixas e pré-baixas realizadas para o Estabelecimento em questão. Caso o usuário precise visualizar mais um um Estabelecimento no processo de Baixa de Pedido, o campo Estabelecimento no cadastro do usuário deverá ficar sem preenchimento, em branco.

Variáveis de Pesquisa

No processo Baixa de Pedido de Saída existe uma grade denominada "Variáveis". Nesta grade poderemos realizar a busca dos pedidos pendentes de baixa, das baixas e pré-baixas realizadas.

Existem campos filtros e checkbox destinados à pesquisa, seguem estes com sua respectiva função:

Informações de filtro:
-Chaves de Criação: Informe uma ou mais chaves de criação para a pesquisa, lembrando que as chaves devem ser separadas por (;) ponto e vírgula ou (,) vírgula.

-Chaves dos Itens: Informe uma ou mais chaves de itens de pedidos para a pesquisa, lembrando que as chaves devem ser separadas por (;) ponto e vírgula ou (,) vírgula.

-Classes de Pedido: Informe uma ou mais classes de itens para a pesquisa.

-Tipo de saída: Informe o tipo de saída do pedido/baixa que deseja pesquisar.

-Número: Informe o número da baixa de pedido ou provisão que deseja abrir.

-Origem Transferência Vinculada: Informe a opção para filtro dos pedidos origem de transferência vinculada: Sem Transferência Vinculada, Com Transferência Vinculada, Todos

-Transferência Vinculada: Informe a opção para filtro dos pedidos de transferência vinculada: Sem Pedido Origem, Com Pedido Origem, Todos 

Busca Pedido Origem a partir da Transferência
-Ch.Criação do Pedido da Transferência: Informe a chave de criação da transferência para consultar o pedido que originou a operação de transferência do local de escrituração da transferência para o local de escrituração do pedido.

-Emissão Inicial: Informe a data de emissão inicial do pedido para consultar as transferências originadas pelo pedido do local de escrituração da transferência para o local de escrituração do pedido.

-Emissão Final: Informe a data de emissão final da transferência para consultar o pedido que originou a operação de transferência do local de escrituração da transferência para o local de escrituração do pedido.

-Classe Transferência: Informe as classes da transferência para consultar o pedido que originou a operação de transferência do local de escrituração da transferência para o local de escrituração do pedido.

Busca Pedido de Transferência a partir do Pedido Origem
-Ch Criação do Pedido Origem da Transferência: Informe a chave de criação do pedido para consultar as transferências originadas pelo pedido do local de escrituração da transferência para o local de escrituração do pedido.

-Emissão Inicial: Informe a data de emissão inicial do pedido para consultar as transferências originadas pelo pedido do local de escrituração da transferência para o local de escrituração do pedido.

-Emissão Final: Informe a data de emissão final do pedido para consultar as transferências originadas pelo pedido do local de escrituração da transferência para o local de escrituração do pedido.

-Classe Operação: Informe as classes do pedido para consultar as transferências originadas pelo pedido do local de escrituração da transferência para o local de escrituração do pedido.

Faturamento em Bloco

Outro processo a partir do qual podem ser realizadas saídas de mercadorias é o Faturamento em Bloco, que tem por diferencial a possibilidade de serem emitidas mais de uma nota fiscal simultaneamente. O processo está localizado em: UNUM > Venda > Nota Fiscal > Faturamento em Bloco.

A partir das variáveis deve-se localizar os pedidos para os quais deseja-se realizar as respectivas emissões de notas fiscais.