software‎ > ‎módulos‎ > ‎venda‎ > ‎manuais‎ > ‎

Guia de Duração de Reserva

Introdução

Este guia tem como objetivo apresentar a funcionalidade de reserva do pedido. 


Duração de Reserva

A reserva tem como objetivo assegurar que um recurso negociado em uma venda esteja disponível na hora da sua retirada ou entrega, evitando que o mesmo seja utilizado em outra operação. No sistema BERP a configuração para realizar a reserva do pedido é realizada no cadastro de duração de reserva, que está localizada em: Bematech> Venda > Cadastros > Aux Operações > Duração de Reserva.

O cadastro de duração de reserva tem como objetivo definir a duração de uma reserva de acordo com a almoxarifado, local de escrituração, classe da operação e situação do pedido, que este pode ser aprovado ou não aprovado.A reserva de mercadoria poderá ser configurada para que esta ocorra na gravação da operação ou na aprovação do pedido. 

Caso a reserva seja configurada na gravação do pedido, ou seja, para pedidos não aprovados, será necessário informar a quantidade de horas que representará a duração da reserva dos recursos, pois, ultrapassadas essas horas, o pedido que gerou essa reserva poderá ser automaticamente cancelado. 
Para que este cancelamento ocorra, deverá ter sido agendado um script de cancelamento no Agendador de Scripts, localizado em: Bematech> Admin > Agendador de Scripts, que executará o cancelamento desses pedidos conforme configurado. Ao cancelar um pedido que tenha gerado uma transferência vinculada, esta também será automaticamente cancelada.

Caso a reserva seja configurada na aprovação do pedido, não será possível informar a quantidade de horas da reserva, sendo esta considerada como uma reserva por tempo indeterminado. 

A validação de saldo do pedido, considera além da reserva de pedido, a quantidade de reserva da solicitação de transferência, conforme exemplo abaixo: 

1) O produto A possui saldo de estoque de 50 quantidades, saldo de reserva de 0 e saldo disponível 50 quantidades.
2) Foi realizado o pedido 01 utilizando 25 quantidades e reservado.
3) Foi realizado uma solicitação de transferência de 25 quantidades e reservado;
4) O saldo do produto será o seguinte: saldo de estoque 0 quantidade, saldo de reserva 50 quantidades e saldo disponível 0.
5) Se for realizado um segundo pedido de venda com 10 quantidades do produto A, o sistema não irá possibilitar realizar o pedido, pois existem 50 quantidades reservada, sendo 25 em pedido e 25 em solicitação de transferência. 

As operações que não realizam a reserva de mercadoria, mas que movimentam depósito consideram a reserva de pedido e de solicitação de transferência na validação do saldo. As operações são: Pedido com Baixa Automática, Transferência simples de recursos, Apontamento de produção e Requisição.

Nos casos de pedidos que geraram uma operação vinculada e a classe de operação do pedido origem e da operação vinculada está com duração de reserva configurada, o sistema irá reservar a mercadoria no local de escrituração da transferência vinculada, já no local de escrituração do pedido de venda a reserva somente irá ocorrer quando for realizada a baixa da transferência de entrada no local de escrituração da venda (EM CONSTRUÇÃO),  garantindo assim que a mercadoria que está sendo transferida não seja utilizada em outra operação de venda ou transferência.