software‎ > ‎módulos‎ > ‎venda‎ > ‎manuais‎ > ‎Guia de Venda do Módulo Vendas‎ > ‎

Limite de rentabilidade e desconto

No processo Limite de desconto e  rentabilidade são cadastradas as políticas comerciais de desconto e rentabilidade, neste é  determinado qual o limite de rentabilidade ou desconto de um usuário ou grupo de usuário. Caso um usuário possua o limite de rentabilidade cadastrado e ao realizar uma operação  este não atinja uma rentabilidade que esteja dentro do seu limite, o usuário não poderá realizar a aprovação da venda. 

Limite de rentabilidade

Para que o sistema valide o limite de rentabilidade do usuário devem ser realizadas as seguintes configurações: 
  1. Cadastrar uma tabela de preço de custo
  2. Habilitar a base para que seja realizado o cálculo da rentabilidade
  3. Na tabela de preço de venda de produtos deverá ser informada a rentabilidade esperada para cada produto no campo Rentabilidade, esta informação tem como objetivo determinar  qual a rentabilidade se espera para aquele recurso. 
  4. No cadastro do Limite de rentabilidade e desconto para a classe da política comercial Rentabilidade da Venda informar para cada usuário ou grupo de usuário qual o seu limite de rentabilidade.  O limite de rentabilidade poderá  ser definido pela classe de operação, classe de fator, estabelecimento (nome ou classe), recurso (Nome ou recurso), usuário (nome ou grupo) e vigência.
Segue exemplo:
  1. Cadastrado na tabela de preço de custo para o recurso Geladeira o valor de 150,00
  2. Habilitado a base para que seja calculada a rentabilidade
  3. Cadastrado na tabela de preço de venda do produto o valor de 300,00 e informado uma rentabilidade de 50%.   
  4. No cadastro do limite de rentabilidade e desconto cadastrado que o usuário “X” possui um limite de 10% para a classe da política comercial “rentabilidade da venda” .
  5. Quando o usuário “X” realizar uma operação  de venda com o recurso Geladeira e conceder um desconto no valor de 200,00, o usuário terá ultrapassado o seu limite de rentabilidade, com isso ao realizar a aprovação da venda, este terá as seguintes opções: 
- Solicitar a aprovação do comercial : Caso solicite a aprovação do comercial, a venda só será liberada para aprovação caso o comercial realize a aprovação comercial pelo processo Autorização Comercial
- Senha do autorizador: Caso opte por esta opção, deverá ser informado  na operação a senha de um usuário que tenha permissão ´para aprovar a venda

Com o limite de rentabilidade de 10% o usuário “X” poderá conceder um desconto de até 82,50.   

Limite de desconto

Para que sistema valide o limite de desconto de um usuário ou grupo de usuário deverá ser realizada a seguinte configuração: 
  1. No cadastro de Limite de rentabilidade e desconto deverá a classe da política comercial Desconto na venda ou Desconto em item e informar o limite de desconto de um usuário ou grupo de usuário. O limite de desconto poderá  ser definido pela classe de operação, classe de fator, estabelecimento (nome ou classe), recurso (Nome ou recurso), usuário (nome ou grupo) e vigência.
Segue exemplo: 
  1. No cadastro do limite de rentabilidade e desconto cadastrado que o usuário “X” possui um limite de 10% para a classe da política comercial “desconto na venda”
  2.  Quando o usuário “X” realizar uma operação  de venda com o recurso Geladeira e conceder um desconto percentual de 11%, o usuário terá ultrapassado o seu limite de desconto, com isso ao realizar a aprovação da venda, este terá as seguintes opções: 
- Solicitar a aprovação do comercial : Caso solicite a aprovação do comercial, a venda só será liberada para aprovação caso o comercial realize a aprovação comercial pelo processo Autorização Comercial.
- Senha do autorizador: Caso opte por esta opção, deverá ser informado  na operação a senha de um usuário que tenha permissão ´para aprovar a venda.

No cadastro de limite de desconto e rentabilidade poderá ser cadastrado limite para o recurso de KIT. Desta forma, se for cadastrado um limite de desconto ou rentabilidade para o KIT, o sistema irá solicitar a aprovação comercial quando o usuário informar um desconto que ultrapasse o limite cadastrado para este recurso. Segue exemplo:  
  1. Foi cadastro um limite de desconto de 10% para o recurso forno.
  2. Foi realizada uma venda com o recurso Kit 01 que é composto pelos recursos Forno e Radio. 
  3. Caso o usuário conceda um desconto no recurso forno de 11%, além do desconto que é calculado automaticamente pelo sistema para compor o valor do KIT, o sistema irá solicitar a aprovação comercial. 
Caso exista somente limite de desconto ou rentabilidade para o produto que compõe o KIT e seja realizada uma venda com o KIT no qual este faz parte e seja concedido um desconto, o sistema não irá solicitar a aprovação comercial, visto que o limite cadastrado é para o produto que o compõe, assim caso deseje que seja validado o desconto concedido para o KIT, o usuário deverá cadastrar no cadastro de Limite de Rentabilidade e Desconto o limite para o recurso do KIT. Segue exemplo:
    1. Foi realizado o seguinte cadastro no Limite de desconto e rentabilidade: 
      1. Item A 10%;
      2. Item B 10%. 
    2. O Kit AB é composto pelo item A e item B. 
    3. Foi realizado a venda do kit  AB e concedido um desconto de 12%, além do desconto que é informado pelo sistema para compor o valor do KIT. Neste caso, o sistema deve permitir conceder o desconto normalmente.






Valida politicas comerciais

Este campo será um combo com as opções: Sim, Não e em branco (mesmo conceito do campo "Permite Negociação").
O campo respeitará as configurações realizadas na hierarquia de classes.

Segue exemplo:
  1. Usuário realiza a configuração apenas da classe "Saídas" preenchendo o campo "Valida Políticas Comerciais" com a opção "Sim". Isso significará que todas as classes filhas de "Saídas" também terão esta configuração.
Limite de desconto

  1. Ao cadastrar um limite de desconto para um usuário X o sistema irá permitir que esse usuário conceda desconto até o limite permitindo, ultrapassado o limite cadastrado o sistema irá solicitar a senha de um usuário que tenha permissão para conceder o desconto.
Caso não haja limite de desconto cadastrado para o usuário, esse terá permissão liberada para conceder desconto.

Rentabilidade

E o cadastro de limite de rentabilidade, corresponde a rentabilidade esperada para o produto, exemplo:

  1. Ao cadastrar 10% de rentabilidade de venda para um produto, sígnica que é possível que o produto seja rentável até 10% do valor de rentabilidade registrada. O calculo é realizado calculando a rentabilidade obtida no pedido (calculada) com a rentabilidade esperada registrada na tabela de preço de venda do recurso 
Subpáginas (1): Guia Autorização Comercial
Comments