software‎ > ‎módulos‎ > ‎venda‎ > ‎manuais‎ > ‎

Pedido Associado


Conceitos

O pedido associado é um processo utilizado para auxiliar o usuário quando este realiza uma operação que pressupõe a realização de uma outra associada a ela. Exemplo: o envio de um produto para a assistência técnica, que é realizado através de um pedido de saída, prevê um posterior retorno deste produto, realizado através de um pedido de entrada. Neste caso, o pedido de entrada é gerado automaticamente pelo sistema e é associado ao pedido de saída, fazendo com que fique registrada a pendência de entrada da mercadoria no sistema.

Quando a baixa de um pedido associado for gerada com o estabelecimento sendo a pessoa da baixa origem e a pessoa sendo o estabelecimento da baixa origem, o sistema irá sugerir as informações do tipo de documento, série, número e chave de acesso na baixa do pedido associado de acordo com que está informado na baixa origem.  

Para maiores informações consultar o módulo de compras

Acesso: Compra/Cadastros/Aux Operações/Regras de Operações/Regras para Geração de Pedido Associado.ip

Classes de Operações Venda Entrega Futuro

Este processo permite que sejam indicadas as classes de operações de pedido que serão utilizadas no fluxo de 'Venda para Entrega Futura'.

O fluxo de 'Venda para Entrega Futura' é uma operação que consiste no fato de haver um faturamento antecipado do valor da mercadoria e posterior entrega da mesma na data estabelecida na transação comercial acordada entre vendedor e comprador. Diante disso, o contribuinte deverá emitir uma nota no momento do faturamento e uma nota no momento da entrega da mercadoria.

As classes de operações que serão utilizadas no momento do faturamento devem ser informadas na grade 'Classes Simples Faturamento'. As classes de operações que serão utilizadas no momento da entrega da mercadoria devem ser informadas na grade 'Classes Entrega Mercadoria'.

Além disso, para que haja um vínculo entre ambas as operações, será necessário que seja configurada uma regra de pedido associado indicando que as classes informadas na grade 'Classes Simples Faturamento' devem gerar um pedido associado conforme as classes da grade 'Classes Entrega Mercadoria'. O processo disponibiliza um botão atalho para o processo 'Regras para Geração de Pedido Associado'.

Após o preenchimento deste cadastro e a criação da regra de pedido associado, o sistema conseguirá identificar as operações que fazem parte desse fluxo e realizar os devidos tratamentos fiscais esperados, como exemplo, gerar observações na nota que serão destacadas nos livros fiscais (relatório 'Registro de Saídas'), SPED Fiscal ICMS/IPI e na observação da nota.



Comments