software‎ > ‎tecnologia‎ > ‎

plataforma bematech erp

Introdução

A Plataforma Bematech ERP é o ambiente tecnológico criado para desenvolver o Software Bematech ERP. Ele é constituído por tecnologias desenvolvidas pela própria Bematech e outras de mercado. Em um mesmo ambiente, essas tecnologias são integradas com o objetivo de tornar ágil o desenvolvimento de soluções Web.

Plataforma Bematech ERP consiste basicamente em:
  • Aplicativo Engine
  • Framework para desenvolvimento Web (WebFramework)
  • Ferramentas auxiliares ao desenvolvimento
  • Estrutura de abstração de negócio do ERP

A seguir, um infográfico representativo da Plataforma Bematech ERP.


Engine

O Engine é uma avançada aplicação desenvolvida para dar suporte de base a toda Plataforma Bematech ERP. Ele possui uma arquitetura híbrida de servidor e cliente, além de conter boa parte das ferramentas de apoio ao desenvolvedor. Como exemplo destas ferramentas, podemos citar: editor e depurador de códigos, ferramentas para instrumentação e análise de desempenho, interface para análise de concorrência e consumo de memória, objetos facilitadores de acesso e manipulação do banco de dados, etc. 

Existe uma documentação completa abordando toda a parte conceitual sobre o Engine. Para acessá-la, clique aqui.

Framework para desenvolvimento Web (WebFramework)

O WebFramework é uma camada desenvolvida sobre o Engine com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de telas e relatórios de aplicações comerciais.

Através de uma API de alto nível, um desenvolvedor cria telas e relatórios para Web com bastante produtividade e sem precisar conhecer HTML ou CSS. Isso é possível porque existem componentes visuais padronizados que mantém toda a coerência de interface do sistema.

A produtividade na construção de relatórios também é um destaque do WebFramework. Existe uma grande flexibilidade para o desenvolvedor construir seus relatórios ou, ainda, fornecer ferramentas para o usuário final construir visualizações sobre dados pré-definidos.

Para conhecer mais sobre essa poderosa camada e descobrir seu funcionamento através de uma perspectiva mais técnica, acesse esta página aqui.

Ferramentas

Um conjunto de ferramentas que auxiliam o desenvolver na construção de aplicação estão disponíveis dentro da Plataforma Bematech ERP, e muitas delas dentro do próprio aplicativo Engine, como por exemplo:
  • Editor de código
  • Depurador de código (Debbuger)
  • Profiler
Existe um Manual de Desenvolvimento e alguns artigos que cobrem muito da teoria das ferramentas disponíveis no Engine.

Estrutura de abstração de negócio do ERP

Sobre o Engine e em JavaScript, foi desenvolvida uma série de classes de objetos que visam abstrair regras de negócios, garantindo uma robustez ao modelo de dados do Software Bematech ERP e a flexibilidade de personalizar as regras de negócios para uma determinada empresa.

Segue uma lista de operações que são controladas através de classes de objeto para regras de negócios:
  • Pedido de venda, compra, transferência
  • Baixa de pedido / Emissão de Nota Fiscal
  • Devolução de baixa de pedido
  • Requisição de consumo de mercadoria
  • Movimentação de produtos em estoque
  • Controle de movimentações financeiras
Esta estrutura permite a construção de telas especializadas (produtivas) para determinadas funções de usuários com a garantia de que as operações obedeçam ao modelo de dados e as regras de negócio estabelecidos pela empresa.