Guia de estudo na Plataforma Bematech ERP

Introdução

Este artigo possui o objetivo de apresentar uma seleção dos manuais, artigos e livros recomendados para profissionais que desejam aprender a desenvolver na Plataforma Bematech ERP. A ordem apresentada busca ser a mais didática possível, iniciando com os conhecimentos pré-requisitos, os manuais introdutórios das tecnologias desenvolvidas pela Bematech, concluindo com tópicos mais avançados destas tecnologias.

Pré-requisitos

JavaScript

A principal linguagem de programação utilizada na Plataforma Bematech ERP é o JavaScript. O domínio desta linguagem é o principal pré-requisito para o entendimento e bom uso das tecnologias da Bematech.

Se você ouviu falar de JavaScript, mas nunca programou nesta linguagem, leia o artigo JavaScript: The World's Most Misunderstood Programming Language do Douglas Crockford. Ele aborda alguns preconceitos existentes com a linguagem que devem ser esclarecidos antes de um estudo mais profundo na linguagem.

Para programadores novatos, é recomendada a leitura de um guia completo da linguagem, como o JavaScript: The Definitive Guide. Programadores com experiência em outras linguagens, podem optar pela abordagem sucinta do livro JavaScript: The Good Parts, onde são explicadas as principais particularidades da linguagem. Caso não tenha acesso aos livros mencionados, existem bons textos gratuitos na Internet, como o Eloquent JavaScript: An opinionated guide to programming e An Introduction to JavaScript for Sophisticated Programmers.

Também existem artigos focados em recursos ou comportamentos da linguagem, como:
O foco do estudo em JavaScript deve ser na própria linguagem, ao invés dos recursos ou APIs disponibilizadas pelos navegadores. Apesar de ser um conhecimento interessante, ele não é fundamental para o desenvolvimento na Plataforma Bematech ERP, visto que a execução do JavaScript ocorre no servidor Engine, utilizando APIs específicas de nossa plataforma, diferentes das disponibilizadas pelos navegadores.

SQL

No software Bematech ERP, fazemos uso intenso de consultas ao banco de dados utilizando a linguagem SQL, portanto, é importante o domínio desta linguagem.

A inserção, alteração e exclusão de registros, tabelas, campos e índices são automatizados pelas APIs e ferramentas de desenvolvimento disponíveis na Plataforma Bematech ERP, portanto não é necessário o domínio da sintaxe SQL destes comandos, apesar de ser um conhecimento desejável. O foco do estudo deve ser o comando SELECT e suas particularidades.

Os livros do autor Joe Celko sobre SQL são recomendados, principalmente o Joe Celko's SQL for Smarties: Advanced SQL Programming. Deste livro, recomendamos a leitura dos capítulos a seguir:
  • Numeric Data in SQL;
  • Temporal Data Types in SQL;
  • Character Data Types in SQL;
  • NULLs : Missing Data in SQL;
  • Valued Predicates;
  • Case Expressions;
  • The [NOT] IN() Predicate;
  • EXISTS() Predicate;
  • The SELECT Statement;
  • Grouping Operations;
  • Aggregate Functions;
  • Set Operations;
  • Optimizing SQL.
Os assuntos dos capítulos sugeridos podem ser encontrados em outros bons livros. Também existem cursos na Internet como os SQLCourse e SQLCourse2 com abordagens mais simples e práticas, no entanto, não tão profundas quanto as encontradas em livros de SQL.

Introdução à Plataforma Bematech ERP

Antes de conhecermos os conceitos e as APIs da Plataforma Bematech ERPprecisamos de uma visão geral das funcionalidades oferecidas por ela. Para isto, devemos ler a apresentação da Plataforma Bematech ERP, que resume os principais recursos oferecidos pela plataforma.

Em seguida, devemos ler o manual Boas práticas de desenvolvimento na Plataforma Bematech ERP. Nele serão abordadas as convenções de códigos JavaScript e SQL, além de práticas adotadas pela Bematech com o objetivo de melhorar a legibilidade dos códigos.

O próximo passo será conhecer o Engine através do Manual de desenvolvimento no Engine. Neste manual, serão abordados os recursos básicos do Engine, as APIs de acesso e manipulação de dados e o desenvolvimento de conteúdos dinâmicos no servidor HTTP embarcado.

Compreendido o modelo de desenvolvimento do Engine, estamos aptos a entender a motivação e os benefícios do Web Framework, uma camada de abstração executada sobre o Engine que simplifica o desenvolvimento de processos e relatórios em interfaces Web. O manual Desenvolvendo no Web Framework introduzirá os principais conceitos e recursos do Web Framework.

Tópicos avançados da Plataforma Bematech ERP

Consultas automatizadas

O software Bematech ERP permite a construção simplificada de relatórios através de configurações JSON, recurso explicado no Manual das Consultas Automatizadas.

Tabelas de somas

O artigo Tabelas de Soma contém instruções de como automatizar a construção de tabelas de agregação dos dados de outras tabelas, recurso fundamental para melhorar o desempenho de consultas de saldo em tabelas com elevada quantidade de registros.

Desempenho

O Engine possui uma ferramenta de instrumentação de código, o Profiler. Esta ferramenta tem objetivo de auxiliar na análise de desempenho de códigos. Instruções de uso podem ser encontradas no manual Análise de desempenho utilizando o Profiler.

A página Dicas sobre desempenho contém dicas de otimização baseadas em casos reais de códigos que rodavam com baixo desempenho e foram otimizados pela equipe da Bematech.

Documentação de referência da API

A documentação de referência da API dos objetos JavaScript pode ser encontrada em http://desenvolve.bematech.com:8001/help.

Comments